09 julho, 2015

Um Outro Olhar

Assisti ontem a palestra de Dony De Nuccio, jornalista, economista e âncora do programa Conta Corrente da Globo News que ocorreu durante a 3ª Feira Brasileira do Varejo em Porto Alegre. O tema – Conjuntura econômica: onde estamos e para onde vamos, abordou tudo o que ouvimos, lemos, assistimos, e vivemos. Não está fácil, não é? E o frio no estômago? E a preocupação que dá das conversas no corredor do Mercado (Super, cá prá nós).
Meus mais próximos tem me ouvido refletir que olhando o movimento na BR 116 na altura de Canoas, daquele mundo de carros, vans, veículos de entrega, baús enormes levando e trazendo cargas, caminhões pesados carregando combustíveis, grãos, de tudo... Perco o fôlego e exclamo: Gente, não dá para parar tudo isso aí! Não dá para ligar o rádio e imaginar que aquela torrente de notícias ruins possa varrer o enorme poder econômico que circula por todo o Brasil.
Se ao invés das conclusões otimistas deste astro do jornalismo global da palestra, ligarmos a TV e o âncora preferido surja sério anunciando a volta do Sarney!? Mesmo assim amanhã vamos ouvir nossa música preferida, vamos rir da tirinha do jornal, vamos ganhar um beijo e “tenha um bom dia meu amor...”.
Brasileiros! Os gregos sobreviveram com os 300, como não vamos vencer com estes 200 milhões? Não será sem dores, ranger de dentes e bastante trabalho para recuperar qualidades novas recém-perdidas.
Minhas reflexões sobre o estado de ânimo meu, dos que convivo, de todos, não autorizam um manifesto otimista, mas proíbem em nome da saudável sobrevivência o ecoar pessimista de tudo.
E, mesmo que o entusiasmo não seja para aplaudir o palestrante, alguns, em sua profissão, não podem fugir de um olhar atento para uma nova medida sobre o próprio potencial, o dos concorrentes e do mercado, procurando aquele único cliente para cada produto que dispomos.

É isto que dia-a-dia o Vencedor pode fazer: recriar sua realidade com a crença inarredável que vai dar certo. Até o final do mês.

Marcadores: ,