02 julho, 2015

Coisas que desafiam as lideranças nas empresas#2 – Inovação.

A palavra inovação apresenta-se com dois sentidos: Do que é novo; e de introdução a alguma mudança. Então não é nada estranho ver que esta palavra tem impregnado notícias de acontecimentos de toda a ordem: Internet, telefonia, computação, gastronomia, moda, saúde, agricultura, indústria, serviços. Tudo.
Nosso comportamento social age no sentido de realizar algo revolucionário, novo. Queremos mudar, alterar, aperfeiçoar e até reformar (Políticas, sem dúvida...) algo e tudo. Não importa de qual geração viemos.
Podemos considerar que parte desta desenfreada procura pelo novo, diferente, impactante, resulta do rápido desenvolvimento e surgimento de competidores - Pessoas e organizações, estas surgem cada vez mais preparadas e cientes de que diferenciar-se pode bem ser o motivo de ser escolhido pelo novo ou antigo consumidor.
E não basta diferenciar-se do seu antigo concorrente; a competição é pela atenção e engajamento ao qual o consumidor dará o seu cartão de crédito; de qual gasto terá a preferência daquele momento; qual investimento dará ao comprador a melhor satisfação, duradoura ou efêmera.
Em todos os campos da atividade econômica as organizações e os profissionais percebem com
o vital alcançar a inovação. O que torna o objetivo mais complexo.

Assim, a função do líder é escolher na velocidade em que os fatos ocorrem, qual é o novo e que mudanças podem contribuir para atender as expectativas e objetivos das partes interessadas.

Marcadores: , ,