01 julho, 2015

Coisas que desafiam as lideranças nas empresas – Gênero.

A uma primeira lembrança, eu diria que a questão de gênero não é um desafio para lideranças nas empresas. Há 15 anos, liderei um dos times comerciais mais reconhecidamente poderosos na área de Telecom no Sul do Brasil. Time de alto impacto. A maioria de mulheres. Bárbaro!
Pela primeira vez trato disto, confesso que com redobrado cuidado e receio e, não posso ignorar, que todas as nuances de gênero são discutidas, tornadas públicas, e até provocam debates.
Primeiro: Assédio sempre foi assédio, independente como isto era tratado.
A questão é como equilibrar as atuações de pessoas com peculiaridades de comportamento distintas, com aptidões e inaptidões que provocam reações naturalmente diferentes. E como obter resultados positivos de pessoas com influências corporais e psicológicas ciclicamente diferentes.
Para organizações não importa se as questões dizem respeito à mulher ou homem. Dizem respeito a indivíduos diferentes com expectativas distintas e capacidades individuais também distintas. E esta é a função da liderança: Apropriar-se das diferenças dos integrantes da sua equipe e impulsioná-las em direção à realização das metas objetivo da organização a qual pertencem.

Senhoras e senhores, pessoal, vamos lá?

Marcadores: , ,