20 julho, 2015

Tolerância e compreensão

Muitos de nós pensamos que compreensão é tolerância, ou vice-versa, não é. A compreensão nos arremete a ultrapassar as coisas que ainda não entendemos nos desafiando perceber os motivos para os fatos e os resultados do que fazemos, ou que acontecem ao nosso redor, compreendemos estes acontecimentos quando os avaliamos e fazem sentido à nossa razão. Se a razão não é suficiente, deveríamos sempre buscar este julgamento no metafísico – No sentimento, e porque não dizer, no Amor.
A tolerância, como a compreensão, também é uma virtude de grande auxílio no desenvolvimento humano. A tolerância impõe limites ao que aceitamos, a quanto peso aceitamos suportar algo. Distancia-se de ter uma conotação negativa, para significar também uma virtude que pede bom senso, um provérbio diz que "Tolerância não é liberdade total...", assim como a intolerância deve ser vigiada; pode valer o provérbio: "Não seja intolerante a menos que você se confronte com a intolerância".
Exercer maior controle sobre nossa capacidade de compreender e tolerar nos torna mais próximos das pessoas e de nossos objetivos.

Marcadores: , ,