23 julho, 2015

Ambicioso

Nomear alguém de ambicioso requer que saibamos algo desta pessoa e ter claros cuidados com o destinatário por que a indicação de ambicioso logo se torna um adjetivo com extremos bem opostos. Um exemplo atual: se apontarmos para um político e o chamarmos de ambicioso, logo vem à nossa mente aquela torrente de imagens que vemos nas páginas dos jornais, noticiários e redes sociais tornando o adjetivo completamente negativo.

Na profissão de vendedor, quando o termo ambicioso o denomina, parece que o substantivo se torna um adjetivo positivo, mesmo que esta figura nos assuste (um pouquinho só...), concedendo ao profissional uma aura de coragem, de arrojo, cujo desenvolvimento para atingir objetivos assumidos depende de muita habilidade.

No entanto, vontade de ganhar dinheiro e boa conversa não basta para fazer de um indivíduo, um vendedor de sucesso. Antes, tem que haver preparação, disciplina e muito trabalho, também entender e controlar o processo de vendas.

Sucesso, dinheiro, cumprimentos, mudam de valor ao final de cada mês. No primeiro dia útil do mês seguinte, começa tudo de novo: Zero pedido! A competência tem que ser novamente demonstrada, as habilidades enriquecidas e dificuldades superadas.

Esta é fantástica rotina de um vendedor: Tudo se renova!

Marcadores: , ,