16 fevereiro, 2015

Coaching & Outros (revisão do post de 08/06/2011)


O quadro sinótico procura apontar para as convergências entre as práticas atuais de Orientação Profissional (citado por OCDE-2005) São intervenções de iniciativa de empresas visando processos ou pessoas.
São muito procurados os serviços de Coaching e Mentoring por profissionais independentes descolados de um contexto empresarial, em ambos os serviços, o foco é sempre a pessoa, destaca-se uma forte relação interpessoal que será necessária no desenvolvimento do trabalho entre o orientador e o orientando.
A Consultoria poderá ser diferenciada das outras orientações pelo foco nos processos nos quais as pessoas interagem, provocando ações como resultante.
A Terapia é mostrada no quadro devido à necessidade de mostrar a grande diferença de tratamento da pessoa envolvida. Na terapia é tratada como paciente, enquanto nos casos de coaching e mentoring o tratamento é de Cliente. Aqui, consideramos o counseling como Terapia. Como esta, requer formação específica em tratamento terapêutico.

Esta matriz de atividades resulta em empoderamento (Empowerment): A própria denominação carrega a idéia de tomar e receber o desenvolvimento do próprio poder...

Marcadores: