09 junho, 2008

Do Planejamento - Tudo às claras-O micro-atendimento

"O planejamento de recursos humanos está intimamente ligado à política comercial. Afinal, de nada adianta os vendedores fecharem bons contratos se é insuficiente o pessoal técnico disponível para administrar..."(I.Chiavenato)
O texto acima, do livro RECURSOS HUMANOS, do autor, refere-se a case da Sodexho na implantação de grandes restaurantes industriais, o que nos faz imediatamente perguntar: Como é possível administrar o fornecimento de milhares e milhares de refeições diárias sem falhas, agradando o paladar de tantos milhares de pessoas com hábitos distintos?
Não é possível.
Assim como não é possível uma operadora de telefonia celular fornecer um atendimento superior à milhões de usuários.
Cadeias de lojas como a que temos no RS com centenas de pontos de vendas, não conseguem satisfazer inteiramente seus clientes quando um pedido é entregue em desacordo, ou uma peça nova apresenta defeito e tem que ir para a garantia da fábrica.
O que acontece?
Uma pequena taxa de insatisfeitos nos casos mencionados, podem representar milhares de oportunidades para pequenos negócios que devem traçar planos e incluir em suas previsões uma forma de captar esta parcela de clientes que "escorregam" dos grandes, criando serviços diferenciados para assegurar uma parte desta clientela para si.

Marcadores: , ,