08 junho, 2011

Diferenças entre Coaching e outras Orientações Profissionais - Desenvolvendo seu Poder.


O quadro sinótico procura apontar para as convergências entre as práticas atuais de Orientação Profissional procuradas por profissionais independentemente das organizações, ou através delas para um ou mais colaboradores.
O foco é sempre a pessoa, destacado pela relação que será necessária no desenvolvimento do trabalho entre o orientador e o orientando.
Neste aspecto, a Consultoria poderá ser diferenciada pelo foco nos processos nos quais as pessoas interagem, provocando ações como resultante.
A citação da Terapia no quadro, deve-se à necessidade de estabelecer a grande diferença de tratamento da pessoa envolvida, neste caso, paciente, enquanto nos casos de Coaching e Mentoring o tratamento é: Cliente. Também se procurou distinguir do Counseling que não exige formação específica do orientador em tratamento não terapêutico.
Trazemos para este quadro como um suporte de causa e efeito das diversas práticas – o Empoderamento (Empowerment): Mesmo sem registro de sinônimo, a palavra carrega a idéia de tomar e receber – o desenvolvimento do próprio poder...
Fazendo uso de definição da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), as práticas descritas de Coaching, Counseling e Mentoring são consideradas atividades de "Orientação Profissional".

Marcadores: