25 abril, 2006

Coaching - Em lembrança ao Time e cada Um

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre (Adaptado ao Português- Brasil)

"Coaching é a palavra inglesa que se refere ao ato de treinar alguém. Apesar da palavra poder ser utilizada relativamente ao treino de desportistas, essa área não está incluída no âmbito deste artigo. O coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos. O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados."

A definição acima traz uma matéria que tenho estudado com o objetivo de estruturar experiências e princípios pessoais com um arcabouço de conhecimentos e conceitos já consolidados tanto como uma ação de desenvolvimento de pessoas - Coaching, como uma atividade profissional dirigida individualmente a estas pessoas - Life Coaching e/ou organizações - Executive Coaching.

Para quem conhece a matéria por termos tido oportunidade de exercer missões comerciais, viver ações de sobrevivência corporativa, e juntos descoberto caminhos alternativos de seguir em frente, pode lembrar que a atividade é a aceitação de que é possível estabelecer metas, criar estratégias para atingi-las e avaliar o emprego das táticas indicadas pelo Coach. Até por que saída sempre tem, o difícil é procurar sozinho...!(nas palavras do filósofo P.R.Schumacher).

Marcadores: